
O projeto Verde com Frutas segue ativo e firme em seu propósito de promover a consciência ambiental, incentivando o plantio de árvores frutíferas tanto nos centros urbanos. A proposta é simples e poderosa: conectar pessoas à natureza por meio do cultivo de árvores frutíferas.
No ano passado, o projeto reuniu centenas de jovens do CAMP Pinheiros para repensar os princípios do ESG e refletir sobre o impacto positivo de ações ambientais nas cidades. A sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) representa uma forma mais responsável de atuação das organizações, levando em consideração critérios ambientais, sociais e de governança.
O cuidado com as árvores, a proteção das áreas verdes urbanas e o incentivo à agroecologia estão diretamente relacionados à dimensão ambiental do ESG.
Durante essa jornada, os jovens conheceram uma realidade preocupante: a falta de áreas verdes nas metrópoles compromete a biodiversidade, reduz a capacidade de absorção da água da chuva e piora significativamente a qualidade do ar.
Nesse cenário, o Verde com Frutas aspira estar cada vez mais presente na agenda pública e nas estratégias de ESG das organizações. Sim, as empresas também podem — e devem — contribuir com a transformação dos territórios onde atuam.
NOVIDADE
Em 2025, o Verde com Frutas ganhou um reforço importante com o apoio da Prefeitura de São Paulo. O diretor da Interhunter e Hunter4Agro, Carlos Lacerda, foi recebido na Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas pelo engenheiro ambiental, Danilo Augusto, e pela assessora, Adassa Lima, para tratar especialmente do reflorestamento da cidade.
Além disso, Lacerda participou da ação “Plantio dos Embaixadores pelo Clima” na Guarapiranga, represa na zona sul de São Paulo que é uma das principais fontes de água e lazer da cidade.
Realizada em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e com o apoio das subprefeituras, do Sea Shepherd, Limpeza na Represa e Instituto Limpa Brasil, essa mobilização teve por objetivo organizar um mutirão de limpeza da água e reflorestar a região para melhorar a qualidade de vida da população.
Foi uma importante oportunidade de estar com o secretário Renato Nalini, o engenheiro ambiental Danilo Augusto e toda a equipe.
Estamos abrindo novos caminhos para a ampliação do projeto “Verde com Frutas” — uma iniciativa que conscientiza e estimula o plantio de árvores frutíferas em centros urbanos, unindo sustentabilidade, educação ambiental e bem-estar nos centros urbanos.
4 benefícios de trazer mais verde e vida nos centros urbanos
Melhora da saúde mental
Estar em ambientes naturais reduz o estresse, a ansiedade e os sintomas de depressão. A natureza promove relaxamento, clareza mental e sensação de bem-estar emocional.
Aumento da criatividade e concentração
Estudos mostram que o contato com áreas verdes ajuda a restaurar a atenção e estimula a criatividade. É por isso que passeios ao ar livre são recomendados.
Fortalecimento do sistema imunológico
Caminhadas em parques ou florestas estimulam a produção de células de defesa do corpo, além de ajudar a regular o sono e o humor.
Conexão social e pertencimento
Ambientes naturais favorecem encontros, conversas e vínculos entre as pessoas. Praças, hortas comunitárias ou trilhas são espaços que fortalecem o senso de comunidade.
Quer saber mais sobre o Projeto Verde com Frutas e entender como a sua empresa pode participar também? Entre em contato!
