A comunicação assertiva vai muito além de transmitir informações de forma objetiva e ser compreendido. Envolve praticar a escuta ativa, estabelecer conexões verdadeiras e promover soluções por meio do diálogo. Como outras soft skills, essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada na liderança e equipes.
Segundo Thais Gonzales, especialista no tema e trainer de comunicação na Interhunter Academy, o primeiro passo para praticar uma comunicação eficaz é compreender o que torna uma conversa difícil ou improdutiva.
Ruídos na comunicação podem ser causados por suposições equivocadas, falta de clareza nas mensagens, julgamentos, baixa percepção das próprias emoções, linguagem repleta de ironias e agressividade, entre outras.
“Quando as pessoas sentem que suas ideias não serão respeitadas ou que podem ser julgadas, a colaboração fica comprometida e o potencial criativo se perde. Já um ambiente que valoriza o diálogo permite que os profissionais evoluam e se engajem. A produtividade aumenta e o resultado aparece”, ressalta.
Confira 6 dicas práticas para desenvolver uma comunicação assertiva e encorajar a colaboração:
1. Ganha-ganha:
Ao invés de focar em “vencer” uma conversa ou negociação, pense em como a relação pode progredir. Veja o diálogo como uma oportunidade para ambos se expressarem e encontrarem uma solução que beneficie todas as partes.
2. Fale menos, escute mais:
Pratique a escuta ativa: ouça com interesse, sensibilidade e sem julgamentos. Ao dar espaço para o outro, você permite que ideias e perspectivas diversas venham à tona, enriquecendo o diálogo, e evita retrabalho.
3. Conexão antes de conclusão:
Em vez de tentar determinar quem está certo ou errado, concentre-se em entender a perspectiva do outro. A partir daí, pergunte: “Agora que nos entendemos, qual é a melhor forma de resolver essa questão?”
4. Pergunte mais:
Tenha curiosidade sobre o ponto de vista do outro. Isso demonstra respeito e amplia as possibilidades de compreensão e solução. Por exemplo, em vez de afirmar “acho que devemos seguir por esse caminho”, pergunte “o que você pensa sobre essa abordagem?”. Essa prática pode levar a soluções mais criativas.
5. Seja específico:
Em vez de dizer “preciso de ajuda com o projeto”, especifique: “pode me ajudar a revisar a apresentação que preciso entregar amanhã?”. A clareza na comunicação evita mal-entendidos e facilita a cooperação.
6. Quebre barreiras:
Ao invés de rotular alguém, procurar culpados e fazer comparações, busque conhecer melhor as pessoas. Cada uma tem uma história para contar. Que tal escutar para compreender melhor?
“Escutar abre espaço para a comunicação fluir e a sinergia acontecer”, finaliza Thais Gonzales, trainer da Interhunter Academy, consultoria de educação corporativa.
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