Em parceria com o CAMP Pinheiros, a Hunter4Agro realizou a sua primeira ação do projeto “Verde com Frutas”, uma iniciativa que visa incentivar o plantio consciente de árvores frutíferas nas cidades.
As atividades ocorreram nas dependências da UMAPAZ, Coordenação de Educação Ambiental e Cultura da Paz da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo, e do Viveiro Manequinho Lopes, espaço público que produz mudas no Parque do Ibirapuera.
Cerca de 30 jovens do Formação para Cidadania, do CAMP Pinheiros, conheceram uma preocupante realidade: a diminuição de árvores frutíferas nas zonas rurais em função da monocultura que se espalha por quase todas as regiões brasileiras. O impacto dessa realidade é que a fauna tem migrado para a cidade em busca de alimento e não tem encontrado.
A falta de áreas verdes, além de prejudicar a biodiversidade, provoca menor capacidade de absorver água da chuva e piora a qualidade do ar nos centros urbanos. Sem natureza, a qualidade de vida e saúde mental das pessoas também é afetada de forma negativa.
Nesse contexto, o projeto Verde com Frutas aspira estar na agenda pública e pode ser incorporado em ações de ESG, sigla que remete ao cuidado ambiental, social e governança nas organizações. Sim, as empresas podem contribuir plantando verde e vida.
“Alguns estudantes já estão em seu primeiro emprego e outros, em busca de colocação no mercado. Eles demonstraram muito interesse pelo plantio. É uma geração que busca um futuro sustentável e socialmente responsável”, diz Pedro Coube, especialista em ESG responsável pela condução da palestra.
Após o bate-papo, o grupo participou de um percurso pelo viveiro no Ibirapuera conduzido por profissionais da UMAPAZ. Os jovens conheceram a história e exploraram diversas árvores e plantas. Ao final do trajeto, aplicaram os princípios aprendidos sobre o plantio de árvores frutíferas e levaram mudas para casa.
“Esse é o começo de um projeto que ganhará ainda mais força ao longo de 2024. Já estamos programando novas turmas de alunos e acreditamos que eles serão agentes de mudança e preservação ambiental em suas comunidades e empresas”, ressalta Coube, que é grande parceiro da Interhunter Academy e Hunter4Agro.